• YouTube

1ª Sessão - 15 de Junho 2019

 

OBJECTIVOS

o reconhecimento das características da arquitectura tradicional local, a avaliação do edifício existente, identificação dos materiais naturais locais para aplicação, projecto e obra.

DESTINATÁRIOS

Esta sessão está destinada para arquitetos e engenheiros, profissionais e estudantes, profissionais da construção e a todos os interessados nesta temática. (proprietários ou futuros proprietário em busca de orientação para um projecto sustentável e
ecológico – turismo rural, eco-turismo, eco-construção…)

FORMADORES / ORADORES

Arq. Ana Antunes – A³ - Ateliê Academia de Arquitectura / Associação Centro da Terra

Prof. Ricardo Mateus – Universidade do Minho / Projecto reVer

Eng . João Miranda Guedes - NCREP

Sr. José Novais - Empreiteiro

APOIO

CdT - Associação Centro da Terra

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

José Novais Gomes – Construtor Civil

NCREP

União de Freguesias de Campo e Louredo

Universidade do Minho / Projeto reVer

Repositório de Materiais

LOCAL de ENCONTRO

Largo da Sra. da Alegria, Louredo, Povoa de Lanhoso.

ALMOÇO

Menu:

prato de carne ou peixe ou vegetariano + sopa + bebida + pão + café

INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES

Os participantes deverão utilizar vestuário e calçado confortável.

No final será entregue um Certificado de Participação.

INSCRIÇÕES e PAGAMENTO

Para a sua inscrição deve preencher o formulário digital

e envio de comprovativo de pagamento para o email atelieacademiadearquitectura@gmail.com

Está incluída na inscrição almoçoa e o Certificado de Participação.

O valor da inscrição:

50€ - para participantes em geral

30€ - para sócios da CdT e Estudantes (dependente de apresentação de comprovativo)

Mais informações entre em contacto.

FORMADORES / ORADORES

 

Ana Perdigão Antunes

Licenciada em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto. A desenvolver Doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Assessora Sistema de certificação Ambiental LiderA. Atual Presidente de direção da Associação Centro da Terra. Criadora e coordenadora dos projetos “Enquadramento Legal e Normativo da Construção em Terra em Portugal” e “Mapeamento da Construção em Terra no território Português”. Fundadora do gabinete, A³ - Ateliê Academia de Arquitectura, onde concilia as vertentes da formação e arquitetura. Desenvolve projetos no âmbito da Eco-Arquitetura e Sustentabilidade – incorporando a construção em Terra (BTC, Taipa, Adobe), o aproveitamento de águas pluviais, reaproveitamento de águas negras e cinzentas e implementação de estratégias solar passivas e bioclimáticas.
Desempenha as competências de arquiteta autora e coordenadora de projeto, acompanhamento e direção de obra e ainda consultoria e formação para a construção em Terra, Eco-Arquitetura e Sustentabilidade. Faz formação de operários para a construção em terra. Desenvolve trabalho em Portugal e India. Com participação em diversos congressos e eventos nacionais e internacionais, apresentação de talk no TedX Aveiro 2016. Com publicação de diversos artigos de congresso e revistas.

João Miranda Guedes

Prof. Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, doutorado em Estruturas em Engenharia Civil também por esta escola. É docente do Curso de Pós Graduação em Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE) da FEUP, sendo desde 2016 membro da Comissão Científica. Fundador e Sócio-gerente do NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda. Fundador e Vice-presidente da APRUPP - Associação para a Reabilitação Urbana e Protecção do Património. Autor e co-autor de mais de 150 publicações científicas em congressos, seminários, revistas técnicas e científicas, de 6 relatórios técnicos para a Comissão Europeia e de mais de 130 relatórios técnicos pelo Instituto da Construção da FEUP para a Ex-DGEMN, o Ex-IPPAR/IGESPAR, a DRCN e outras entidades públicas e privadas. Co-organizou, entre outros eventos, conferências nacionais sobre a reabilitação do património construído em parceria com a Ex-DGEMN (2002 e 2005) o Ex-IGESPAR (2010). Orientou e orienta trabalhos de mestrado e doutoramento na área da reabilitação e intervenção em edificado antigo.

jguedes@ncrep.pt

Ricardo Mateus Eng.

Doutor em Engenharia Civil e Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Minho. Publicou duas teses no domínio da construção sustentável e é autor de mais de 100 trabalhos científicos no mesmo domínio (http://ctac.uminho.pt/users/ricardomateus). É responsável pelo projeto de investigação “reVer – Contributos da arquitetura vernácula portuguesa para a sustentabilidade do ambiente construído” e membro da equipa de investigação de vários projetos nacionais e internacionais. É Vogal da Direção da iiSBE Portugal e membro do Comité Técnico do sistema nacional de registo de DAP’s (DapHabitat). Os seus domínios de investigação são: a avaliação de ciclo de vida (LCA) de produtos, materiais e elementos construtivos; a avaliação e certificação da sustentabilidade da construção (BSA); e a avaliação do desempenho de ciclo de vida de edifícios vernáculos.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now